quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PINTURA PORTUGUESA SEC.XX LUIS DOURDIL POR RUI MÁRIO GONÇALVES

Para o situar a geração de Dourdil, vale a pena lembrar os nomes de alguns pintores portugueses que nasceram nessa década:
" Mário Dionisio, Álvaro Perdigão, Manuel Filipe, Manuel Ribeiro Pavia, Estrela Faria, Augusto Gomes, José de Lemos, Paulo Ferreira,Cândido da Costa Pinto, Magalhães Filho, Guilherme Camarinha, Manuel Lapa, António Dacosta, João NavarroHogan, Luís Dourdil, Maria Keil, Júlio Resende. Joaquim Rodrigo e José Júlio, nascidos também na mesma década,vieram a revelar-se pintores, mais tarde do que os outros.
É um conjunto de artistas que fazem charneira entre a geração de Botelho, Eloy, Júlio, Alvarez, e a geração de Pomar, Lanhas, Vespeira e Fernando de Azevedo. Vieira da Silva era ainda muito pouco conhecida, por viver fora de Portugal. O fluir da vida cultural deve ser conhecido se queremos entender alguma coisa da acção dos protagonistas".

Rui Mário Gonçalves


Rui Mário Gonçalves licenciou-se em Ciências Físico-Químicas pela Universidade de Lisboa, mas desde muito cedo se interessou pelas artes plásticas, tendo promovido diversas exposições, nomeadamente a Primeira Retrospectiva da Pintura Não-Figurativa Portuguesa em 1958. Iniciou actividade como crítico de arte no início dos anos 60, tendo recebido uma bolsa da Fundação Gulbenkian para estudar em Paris com Pierre Francastel e outros mestres de renome internacional. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário