terça-feira, 26 de maio de 2015

TERTÚLIA "O LUGAR COMUM NA OBRA DO ARTISTA"


Realizou-se dia 23/04/2015 no mítico Café Império em Lisboa, mais uma Tertúlia, no âmbito do Centenário do pintor Luis Dourdil, dinamizada pela Prof.Dra Maria Calado, pela Prof Dra. Ana Cristina Martins, pelo artista plástico Pedro Chorão, pelo Jornalista Investigador Antonio Valdemar.
Entre outros convidados destaque para o Dr. João Seixas coleccionador de arte, Dra Ana Isabel Ribeiro,os netos do eccritor Fernando Namora, Miguel Namora e Sofia Namora, o Arquitecto Jorge Ramos de Carvalho, CML,
Dra.Teresa Bispo CML, Dr. Álvaro Lobato de Faria director do MAC, Eng Zeverino Silva, Desing Vladimiro Rocha, Dr Luis Fernando Dourdil filho do pintor e a mulher autora do blog. Antonieta Figueiredo 
A senhora Prof. Doutora Maria Calado, lembrando a 
sua época de estudante na Escola de Belas Artes e o seu apreço pela obra e pela personalidade cativante de Luís Dourdil que convivia com os seus professores.designadamente com o escultor Lagoa Henriques, entre outros.Recorda-o na Brasileira e na Marques, em convívio com os seus pares. Referindo-se à obra do pintor salientou a mestria de Luís Dourdil e os seus profundos dotes artísticos na linha da escola francesa, frisando a importância do seu trabalho como designer gráfico em várias vertentes ilustrativas, com grande relevo na ilustração cientifica.
Falou ainda da retrospectiva que a ESBAL realizou em 2001 homenageando Dourdil e divulgando a sua obra aos estudantes.



Jornalista Investigador António Valdemar, Sofia Namora e Miguel Namora netos de Fernando Namora.




António Valdemar, que é possuidor de um discurso fluente, com uma memória prodigiosa recordou factos históricos da Arte Portuguesa.
 Amigo e admirador de Luis Dourdil enalteceu a sua criatividade, assim como a sua forma de estar na vida, com um humor muito sóbrio e de personalidade discreta, convivia em harmonia com os seus pares nas tertúlias da Brasileira.
Disse ainda :

"Luis Dourdil era um navegador de mar alto numa cidade de cacilheiros."




" A pintura é a forma mais de arte mais explicita dos sentimentos e do pulsar duma cidade
Luis Dourdil soube como desenvolver a sua arte, enquanto a convivência e a partilha com os artistas da sua época ia tornando-se essencial na definição e afirmação de um estilo e identidades únicas."
Prof. Dra Maria Calado 



Prof. Dra Maria Calado e o Dr. Luis Fernando Dourdil filho do pintor Luís Dourdil
                _____________________________________


Tertuliando… 
Antonieta Figueiredo, o Jornalista António Valdemar e Sofia Namora



Pedro Chorão artista plástico, filho do arquitecto Raul Chorão Ramalho, convivia com Luís Dourdil amigo do seu pai.
Entre os dois, apesar da diferença de idades, existiu uma cumplicidade de grande amizade que Pedro recordou visivelmente emocionado.

Referiu, que o verdadeiro Professor para ele tinha sido Luis Dourdil e não os académicos... 

Pedro recordou histórias de momentos vividos pelos dois artistas no confronto com o fenómeno da criatividade e que partilhavam as suas dúvidas no acerto de " uns tais azuis " ... 
Pedro Chorão teve um profundo desgosto com morte de LuisDourdil.



Dr. Álvaro Lobato de Faria, o Arquitecto Jorge Ramos de Carvalho e a sua esposa.


Dra Ana Isabel Ribeiro, filha do pintor Rogério Ribeiro e Dr João Seixas.



Eng Zeverino Silva, Dr. Álvaro Lobato de Faria Director do MAC.,Dr. João Seixas e o Arq.Jorge Ramos de Carvalho,tertuliando…



A Dra Teresa Bispo historiadora, esq.,a Prof Dra. Ana Cristina Martins, ao centro  da Sociedade de Geografia e a Prof.Dra Maria Calado à direita





Nenhum comentário:

Postar um comentário