quinta-feira, 28 de abril de 2016

Museu Municipal Abel Manta

O Museu Municipal Abel Manta encontra-se significativamente instalado num edifício setecentista, o antigo Solar dos Condes de Vinhó e Almedina, patrocinadores dos estudos artísticos de Abel Manta. Composto por sete salas de exposição permanente e uma de exposições temporárias, biblioteca de artes, serviços educativos, recepção e loja do Museu, este espaço alberga o núcleo da obra de Abel Manta só por si merecedora de uma visita demorada, à qual se juntam trabalhos de ilustres mestres como Vieira da Silva, Joaquim Rodrigo, Júlio Resende, Luis Dourdil, Júlio Pomar, Menéz e Paula Rego designadamente.


Auto-retrato, c. 1939, óleo sobre tela, 65 x 50 cm. 
Pertencente à Colecção de J. Abel Manta, Museu de Gouveia.


Pintor português do século XX, reconhecido em Portugal e no estrangeiro, Abel Manta nasceu em Gouveia a 12 de Outubro de 1888. Frequentou a Escola de Belas Artes de Lisboa onde cursou pintura. Em 1919 muda-se para Paris, onde continua a sua formação artística e expõe. Regressa a Lisboa em 1925. Em 1926 lecciona numa escola técnica na cidade do Funchal. De novo em Lisboa no ano seguinte, casa com Clementina Carneiro de Moura. Em 1928 nasce o seu único filho João Abel Manta. Vencedor de vários prémios individuais, foi responsável por recriar a imagem de Portugal em diversos certames pela Europa, nomeadamente na decoração do pavilhão de Portugal na Exposição de Sevilha em 1929 e nas Exposições de Paris em 1931 e 1937. Faleceu em Lisboa a 9 de Agosto de 1982.

Obras aqui presentes, de pintores como Luís Filipe Abreu, Sara Afonso, Eduardo Anahory, Carlos Botelho, João Abel Manta, Daciano Costa, Luís Dourdil, Lima de Freitas, Frederico George, José de Guimarães, Lagoa Henriques, Maria Keil, Abel Manta, Bernardo Marques, Manuel Mendes, Menez, Clementina Carneiro de Moura, Júlio Pomar, Paula Rego, Júlio Resende, Vieira da Silva, Nikias Skapinakis, Arpad Szenes e muitos outros…


Link aqui----http://www.ruadireita.pt/ultima-hora/gouveia-e-museu-abel-manta-uma-urgente-vista-12342.html

Autor: Luís Dourdil 1914 - 1989 Século: XX Ano: 1964
Tipo: Óleo sobre tela Dimensões: 118 X 83 cm
Local: Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta Gouveia.

Leia aqui - https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Dourdil

Nenhum comentário:

Postar um comentário