segunda-feira, 29 de maio de 2017

Recordando o Centenário de Luís Dourdil 2014/2015


No ano em que se assinalaram 100 anos sobre o nascimento de Luís Dourdil, a Câmara Municipal de Lisboa e a família do pintor, em colaboração com a Sociedade Nacional de Belas Artes, o Museu da Farmácia e o Café Império, promoveram um programa de actividades em torno da obra de um dos mais emblemáticos artistas portugueses do século XX.  

O programa teve início no dia 08 de Novembro no Café Império às 16h30.  
O mote de partida foi a vida e obra do artista, bem como o recente restauro da pintura mural de 48m2 que cobre uma das paredes do estabelecimento, efectuado sob a coordenação técnica da Câmara Municipal de Lisboa. A vida e obra do artista foi tema de uma tertúlia que contou com a presença de Catarina Vaz Pinto, vereadora da Cultura da CML, de Rocha de Sousa, António Valdemar, Lima de Carvalho, José Luís Ferreira, João Neto e Luís Fernando Dourdil, seguida de uma visita orientada à obra e da inauguração da exposição "Cem Anos de Dourdil"





O programa que se estendeu até Novembro de 2015 prevê, entre outras iniciativas, tertúlias em cafés e museus, visitas orientadas e extensões da exposição "Cem Anos de Dourdil" na Sociedade Nacional de Belas Sociedade Artes, no Museu da Farmácia, nos Paços do Concelho. Contou com a participação de historiadores, críticos de arte e artistas plásticos cujas intervenções permitiram reflectir sobre a obra de Luís Dourdil e o contexto em que foi produzido. Link:




Nenhum comentário:

Postar um comentário